BUSCA

Umectação Capilar





Para quem não conhece, umectar é o mesmo que umedecer, no caso, o cabelo. Na técnica de umidificação capilar, você irá umedecer com óleo (extravirgem - tem que ser óleo vegetal). De acordo com os indianos, esta massagem milenar auxilia no crescimento dos fios.  A umectação também é uma das etapas do Cronograma Capilar que pretendo abordar em outro tópico.

O cabelo cacheado, crespo precisam da umectação porque  tendem a serem mais ressecados nas pontas, devido ao fato de que o óleo produzido pelo couro cabeludo  não consegue descer rapidamente até as pontas, justamente devido às curvas que o fio faz. Portanto, precisamos fazer manualmente este processo  e ajudar a combater o ressecamento, o frizz  através da reposição de nutrientes. Umectando, você estará selando os fios, mantendo a hidratação por mais tempo e consequentemente, o teu  cabelo terá mais brilho e aspecto saudável.

Alguns óleos que podem ser usados são: azeite de oliva extra virgem; óleo de coco; óleo de abacate; óleo de amêndoas doce; óleo de rícino; óleo de uva.


A aplicação

Basta passar o óleo no cabelo sujo, mecha por mecha da raiz até as pontas, massageando bem como se faz no processo de hidratação (enluvar). O cabelo não precisa ser lavado porque a umectação somente sela os fios, não entra neles. Em seguida coloque uma touca de plástico e deixe por no mínimo duas horas. Algumas meninas fazem a noite e lavam o cabelo na manha seguinte. Cada uma escolhe o que melhor lhe convém.

Para quem tem a raiz oleosa, aconselho evitar de passar o óleo na raiz para não deixar o  cabelo pesado e talvez, até provocar caspa.


Experimentem e depois me contem os resultados. Beijos!